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terça-feira, 20 de dezembro de 2011

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

   Promover atividades que atendam às necessidades do ser humano quanto a sua formação como cidadão a se desenvolver em sociedade é um sistema difícil, visto que o homem é um ser complexo, tem sua maneira de agir, pensar e sentir; e estes se diferem de uma para o outro. Ele não nasce com esses costumes, aprende no decorrer de sua vida.
Cada pessoa tem sua maneira de ser passando constantemente por diversas transformações e sempre está em processo de mudança. Cabe ao próprio homem conscientizar-se de que precisa ficar em constante processo de educação. É necessário buscar a educação em todos os aspectos para ser sujeito da mesma e não objeto dela. O homem tem o poder de fazer escolhas e saber o que é melhor para si, inventando e buscando respostas para suas dúvidas, algo essencial na sua participação dentro da comunidade.
É relevante destacar que essa busca, vai muito além das alternativas de seu conhecimento; é uma busca de si mesmo, de conhecer mais e mais a si próprio e entender as coisas exteriores, até mesmo as pessoas, ou seja, tudo que está ao seu redor. A educação é um processo de aprendizagem permanente, sempre estaremos aprendendo algo em nossa vida. Conforme Paulo Freire, "A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos." (1979, p.28).
Essa busca constante nos conscientiza que devido o processo de transformação que o homem passa, o mesmo está sempre se educando e que tem algo a aprender em momentos diversos no qual o ser humano passa, é certo que não existe conhecimento absoluto para o homem, pois “...Somente Deus sabe de uma maneira absoluta. (Freire, 1979, p.28).
A educação se dá na prática, logo é através dela que os discentes futuramente poderão ter chances iguais. A escola precisa trabalhar conhecimentos sistemáticos para fazer sua própria inovação.
O educador deve favorecer a aquisição do conhecimento pelo aluno que pode e deve ser sujeito da sua própria formação. Nessa perspectiva, este precisa construir conhecimento a partir do que faz tendo como ponto de partida o seu cotidiano. Assim, a educação tem como objetivo desenvolver no aluno conhecimentos e habilidades para adaptação no processo de transformação da sociedade.
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